Tava conversando com a fazendeira Rosinha e ela me pediu um favorzinho, sabe qual foi? Ela me pediu para falar um pouco sobre os animais que existe na mini fazenda, então todos os dias postaremos tudo sobre cada animal que existe na mini fazenda.
Vamos começar a falar das galinhas.
GALINHA D'ANGOLA
A galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida por: galinha-do-mato, capote, capota, sakué, pintada ou fraca é uma ave da ordem dos Galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental.
No Brasil, a ave é conhecida por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de cocá, "guiné", tô fraco ou angolista, ou ainda, erroneamente, degalinhola.
Com a domesticação, a galinha d'angola passou por várias seleções e melhoramentos, devido a isso em relação a coloração da plumagem encontram-se cerca de 30 variedades. A mais comum é a pedrês - cinza com bolinhas brancas. Existem ainda as inteiramente brancas e as pampas, resultado do cruzamento das primeiras. Também existem as cinza-azuladas e as pretas, menos comuns. E ainda existem outras variações mais raras. São também conhecidas pelo nome de capote devido a plumagem.
Tem bicos curtos e fortes, próprios para ciscar.
Possui difícil dimorfismo sexual. Com cerca de três meses, o macho já apresenta uma crista pronunciada para a frente, como um chifre; na fêmea, essa crista é mais arredondada. A barbela costuma ter forma arredondada nos machos e nas fêmeas mais triangular. O canto é a principal característica que permite diferenciar machos de fêmeas, já que o famoso "tô fraco" é vocalizado apenas pelas fêmeas, a vocalização dos machos possui um tom mais forte e mais alto.
As aves ficam nervosas facilmente. São extremamente agitadas, muitas vezes chegando ao estresse. São aves de bando: vivem em bandos, locomovem-se em bandos e precisam do bando para se reproduzir, pois só assim sentem estímulo para o acasalamento. E, como grupo, são organizadas. Cada grupo tem seu líder, o que é fácil de constatar no momento em que se alimentam: o líder vigia enquanto seus companheiros comem e, só depois de verificar que está tudo em ordem, é que começa a comer.Olhem algumas imagem dos ovos delas.
Vejam esses videos sobre galinha d'angola.
Existem nove subespécies:
- Numida meleagris sabyi Hartert, 1919
- Numida meleagris galeata Pallas, 1767
- Numida meleagris meleagris (Linnaeus, 1758)
- Numida meleagris somaliensis Neumann, 1899
- Numida meleagris reichenowi Ogilvie Grant, 1894
- Numida meleagris mitrata Pallas, 1767
- Numida meleagris marungensis Schalow, 1884
- Numida meleagris damarensis Roberts, 1917
- Numida meleagris coronata Gurney, 1868
Reprodução
Na hora do acasalamento a iniciativa é da fêmea. O período de Abril a Agosto (intervalo de postura) é aquele em que as aves estão mais sociais, vivendo em grandes grupos, e no qual trocam as penas. No final dessa fase, vão escolhendo seus pares (duas fêmeas para um macho), depois ocorrem os acasalamentos. O período principal de postura vai de Setembro a marco, com uma média de setenta a oitenta ovos cada fêmea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário